top of page

Queimadura: O que fazer?

O que fazer em caso de queimadura?

Com as festas de fim de ano, aumentam os casos de queimadura, e é importante saber como proceder para minimizar dor e cicatrizes futuras.

Existem 4 tipos de queimadura, e são classificadas de acordo com a profundidade: uma queimadura elétrica, por exemplo, é mais grave do que uma queimadura solar.

O tratamento depende do tipo de agente causador: água quente, fogo, eletricidade, agentes químicos, entre outros.

Normalmente as queimaduras ocorridas em casa são de segundo grau e devido a água quente ou panelas; nesses casos devemos manter a área queimada (mão, braço...) sob água corrente (ou soro fisiológico) em temperatura ambiente por 10 minutos e procurar atendimento médico.

Atenção: O médico especialista em queimaduras é o cirurgião plástico!

Dr. Bernardo Ramalho

Dr. Bernardo Ramalho é médico, cirurgião plástico formado pelo programa de residência médica do Hospital Naval Marcílio Dias (Marinha do Brasil) onde pôde realizar mais de 200 cirurgias plásticas entre reparadoras e estéticas. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e já ministrou palestras em diversos congressos no Brasil. Atualmente além de consultório e cirurgias que realiza, acompanha alguns dos cirurgiões plásticos mais renomados no país, buscando sempre maior experiência.

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
icone branco.png
bottom of page