GLUTEOPLASTIA

A procura do bumbum perfeito, arrebitado, firme e com formas arredondadas é o desejo de quase toda mulher, entretanto quando a opção para chegar a este fim é a colocação das próteses glúteas, a paciente candidata a este procedimento deve se informar-se bem, ouvir o seu cirurgião plástico com responsabilidade em uma conversa franca, avaliando os prós e os contras.

 

A cirurgia plástica da implante de próteses glúteas como qualquer outra cirurgia da especialidade, visa trazer o bem estar e a autoestima de quem as procura sem nenhum caráter milagroso.

Como tudo na vida há de se considerar também as limitações. A vantagem da prótese glútea sobre a lipoenxertia está no fato desta proporcionar maior volume à região e ter resultado duradouro. Entretanto, o aumento produzido por ela limita-se à zona superior do bumbum, logo acima da linha de pressão ao sentar-se em uma cadeira. Caso haja flacidez associada ao reduzido volume das nádegas, com dobras de pele nos sulcos juntos à raiz das coxas, é possível que o cirurgião necessite retirar um pouco de pele no sulco para melhorar o resultado da gluteoplastia. Também há casos em que a lipoescultura em culotes, quadris e face interna de coxas pode ser associada à colocação de prótese nos glúteos com bom resultado estético para o conjunto. Tudo isto deve ser bem avaliado e discutido pelo cirurgião com a paciente.

 

A prótese glútea é feita com gel de silicone de alta coesividade, mais espesso e resistente do que as mamárias. Por isso, a sua troca só é recomendada após 20 anos de uso. Por ocupar uma área de grande movimento muscular e de pressão, a prótese de silicone glútea apresenta pouco risco de contratura quando situada embaixo do músculo. A vontade de ter um corpo harmonioso é perfeitamente saudável, mas sempre com equilíbrio e bom senso. 

Principais dúvidas:

Existem apenas duas técnicas seguras para aumento de glúteo, a lipoenxertia (enxerto de gordura da própria paciente, ou seja, é realizada uma lipoaspiração na paciente e reintroduzida a gordura aspirada nos glúteos) e o uso de prótese de silicone. Nem todas as pacientes tem gorduras suficientes para se extrair e ser introduzida nos glúteos, então opta-se pela prótese.

A lipoenxertia por sua vez tem a desvantagem de sofrer absorção de parte da gordura infiltrada na região com o tempo. Por isso é mais indicada quando há necessidade de preenchimento de pequenas áreas de depressão (laterais dos glúteos, depressões deixadas por injeções furúnculos, traumas, etc), ou para dar pequeno aumento de projeção no bumbum.

 

As próteses glúteas apresentam volumes e formas variadas. A colocação do implante é feito através de uma incisão no sulco entre os glúteos, acima do cóccix e colocada por baixo do músculo  glúteo máximo (para que fique intramuscular) que protegerá a mesma. Com a evolução da técnica, atualmente as próteses ficam de aspecto natural e sem deslocar de lugar.

Indicação:

Aumento do volume na região glútea. 

Anestesia utilizada:

Peridural ou Geral. 

Local da incisão e da cicatriz:

A incisão é feita entre as duas nádegas, ficando, portanto totalmente escondida. 

Local onde a prótese é colocada:

A prótese glútea é colocada no meio do músculo chamado glúteo maior, mantendo assim a mesma quantidade de músculo atrás e na frente, o que consegue mascarar a presença de uma prótese. 

Tempo de cirurgia: cerca de1-2h.

Tempo de internação:

O paciente tem alta hospitalar em cerca de um a dois dias, podendo realizar viagens em carro ou avião. 

Tempo de recuperação:

A maior parte dos pacientes consegue voltar ao trabalho em torno de dez dias após a gluteoplastia, quando já poderá guiar carros e retomar uma atividade profissional que não exija grande esforço físico. As atividades físicas leves estão liberadas em três semanas. Deve-se evitar exposição solar por 15 dias ou enquanto ainda houver equimoses. Os exercícios físicos mais pesados só poderão ser retomados em 40 dias. Passado esse tempo, a ginástica localizada e exercícios para os glúteos poderão ser feitos com benefícios adicionais. 

Resultado final:

O resultado final do implante de prótese nos glúteos pode ser visto em 30 dias. Porém o edema só desaparecerá em torno de 6 meses.

RECOMENDAÇÕES PARA PÓS OPERATÓRIO:

-Ter bastante higiene na cicatriz;

– No dia seguinte, o paciente já pode sentar em cima da prótese desde que com cuidado;

– Se houver incômodo ao sentar, deitar-se de bruços;

– Dormir de bruços.

O que acontece no dia seguinte? 

O paciente pode se sentar, caminhar, tomar ducha. Pode existir dor de média à forte intensidade, o que é facilmente evitada por analgésicos apropriados. 

Em algumas pacientes é necessária a colocação de drenos Decúbito A paciente deve manter o decúbito ventral ou lateral por 7-10 dias, evitando assim pressão direta sobre a prótese. 

Primeira semana pós-cirúrgica:

Após retornar à sua casa, o paciente deve manter repouso relativo na primeira semana. Não é necessário repouso no leito, podendo caminhar e sentar-se mesmo que ainda com um pequeno desconforto. A maior parte dos pacientes consegue entre o quinto e sexto dia fazer pequenos passeios, sair para jantar, etc. 

Tempo de durabilidade das próteses:

As próteses fabricadas nos anos 80 duravam entre 10 à 15 anos. As próteses fabricadas atualmente tem previsão de durabilidade de cerca de 20 anos ou mais.

Ao se sentar, a paciente não se senta sobre a prótese, uma vez que ela é localizada nos 2/3 superiores da nádega e o peso do corpo na posição sentada é descarregado sobre o terço inferior. Após um mês, não há restrições quanto a se sentar. 

Cuidados a longo prazo:

Nenhum cuidado especial é necessário com as próteses a longo prazo. Acompanhamento com ultrassom. Interferência na vida pessoal Não há restrição física após a recuperação, que dura cerca de dois meses. Ginástica de qualquer espécie e, qualquer atividade de esporte pode ser feita a partir de dois meses, incluindo esqui, andar a cavalos, esportes radicais, mesmo aqueles onde é previsto quedas.

Injeções nos glúteos:

É contra indicada a injeção intramuscular enquanto se usar a prótese glútea.

Naturalidade dos resultados:

Os resultados são bastante naturais, sendo muito difícil palpar a prótese e mais ainda é difícil “vê-la”.

 

Tipos de próteses existentes:

O dr Bernardo Ramalho tem preferência por próteses de Quartzo (gel de silicone com base oval) para melhor resultado estético e natural.

Cirurgião Plástico - Rio de Janeiro - Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), órgão máximo que dita os meios pelos quais o médico é considerado apto a exercer a cirurgia plástica no Brasil.

Av. das Américas 2480, sala 213, Bloco2, | Lead Américas - Barra da Tijuca  Rio de Janeiro - RJ

contato@bernardoramalho.com.br

(21) 98332 8067  | (21) 3251 4204  |  (21) 98867 3070

© 2020 Dr. Bernardo Ramalho - Todos os Direitos Reservados