(21) 3251 4204  |  (21) 98332 8067

(21) 98867 3070

Av. das Américas 2480, sala 213, Bloco2,

Lead Américas - Barra da Tijuca

Rio de Janeiro - RJ

contato@bernardoramalho.com.br

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
Cirurgião Plástico Rio de Janeiro Barra da Tijuca

© 2016 Dr. Bernardo Ramalho - Todos os Direitos Reservados

Cirurgião Plástico - Rio de Janeiro - Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), órgão máximo que dita os meios pelos quais o médico é considerado apto a exercer a cirurgia plástica no Brasil.

MENTOPLASTIA

O queixo desempenha um papel muito importante na harmonia da face. Assim, como o nariz, ele deve estar em equilíbrio com os outros elementos do rosto, principalmente na vista de perfil. Um queixo retraído, pode alterar esse equilíbrio e deixar a face sem leveza e beleza.

Um exemplo clássico é o queixo retraído do famoso Noel Rosa.

A cirurgia de mentoplastia de aumento, também conhecida com perfiloplastia, visa melhorar o perfil do paciente através do aumento da região mentoniana ( do queixo ), seja pela inclusão de uma simples prótese de silicone , até nos caso mais complexos de uma cirurgia de avançamento ósseo realizado pelo especialista craniomaxilofacial.

Geralmente é uma cirurgia indicada pelo cirurgião e dificilmente o paciente chega ao consultório com essa queixa. É muito comum a associação com a rinoplastia visando um perfil mais belo e proporcional a face como um todo.

Principais dúvidas:

O que é a mentoplastia de aumento?

Mentoplastia de aumento é a cirurgia plástica para aumento do queixo. Ela visa melhorar as proporções faciais e dessa forma tornar a face mais bonita e equilibrada . Na grande maioria dos casos, é realizada através da inclusão de uma pequena prótese de silicone na região, mas também pode ser feita através de uma fratura que pode avançar o mento para a posição adequada.

Onde se localizam as cicatrizes?

As cicatrizes podem ficar localizadas dentro da boca, ou seja, inaparentes, ou localizadas no sulco logo abaixo do queixo, posicionada de forma muito discreta. Essa decisão deve ser tomada em conjunto, levando em conta o desejo do paciente e acima de tudo a experiência do cirurgião.

Existem casos restritos que pode ser feito um enxerto de gordura, nesse caso, não haveria cicatriz aparente.

 

Como é o pós operatório da mentoplastia de aumento?

Trata- se uma cirurgia que tem em média 45 minutos de duração. O pós operatório é tranquilo, praticamente sem dor, podendo ocorrer um discreto desconforto na região operada. Nos casos de incisão dentro da boca, os pontos serão absorvíveis, não sendo necessário a sua retirada. Nos casos de incisão no sulco do queixo, os pontos deverão ser retirados em 10 dias aproximadamente. É fundamental um curativo com micropore durante o período de 10 dias,isso visa o controle do edema e de possíveis deslocamentos da prótese.

Em quanto tempo poderei voltar as minhas atividades normais?

O retorno ao convívio social poderá ser feito após a primeira semana, assim como a volta ao trabalho. Atividades físicas leves poderão ser feitas após 15 dias e se normalizarão ao se completar 30 dias. A alimentação deverá ser a base de alimentos mais pastosos na primeira semana, depois disso poderá ser de consistência normal.

Qual o maior cuidado se deve ser tomado antes da cirurgia de mentoplastia de aumento?

Na cirurgia de mentoplastia é muito importante dar uma atenção especial a saúde da boca, principalmente dos dentes. Se tiver algum dente inflamado ou mesmo infeccionado, ele deve ser tratado antes por um dentista e só depois a cirurgia deve ser realizada. Fundamental uma conversa franca com seu cirurgião, informar sangramentos gengivais, inflamação na gengiva, sangramento que não para rápido e até mesmo alteração significativa no hálito. Esses cuidados podem ser a chave do sucesso da sua cirurgia.