(21) 3251 4204  |  (21) 98332 8067

(21) 98867 3070

Av. das Américas 2480, sala 213, Bloco2,

Lead Américas - Barra da Tijuca

Rio de Janeiro - RJ

contato@bernardoramalho.com.br

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
Cirurgião Plástico Rio de Janeiro Barra da Tijuca

© 2016 Dr. Bernardo Ramalho - Todos os Direitos Reservados

Cirurgião Plástico - Rio de Janeiro - Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), órgão máximo que dita os meios pelos quais o médico é considerado apto a exercer a cirurgia plástica no Brasil.

BOTOX

O Botox é um procedimento não cirúrgico que pode ser feito no próprio consultório.

 

Antes usada apenas na oftalmologia e neurologia, para

tratamentos de doenças, a toxina botulínica ou Botox® (nome

comercial), vem sendo utilizada para fins estéticos há mais de 10

anos. Ela é derivada da bactéria que causa o botulismo

(Clostridium Botulinum), porém quando manipulada em

baixíssimas doses e com fins medicinais não gera mal algum.

Mecanismo de ação: A toxina botulínica é um bloqueador neuromuscular (dos receptores de acetilcolina) que paralisa a musculatura quando entra em contato com ela, ou seja, a toxina botulínica impede que o impulso nervoso chegue até o músculo, logo não haverá a contração de determinada musculatura.

Ao ser injetada no músculo, ela determina uma paralisação do mesmo e sem contração excessiva, este acaba relaxando a pele e eliminando ou atenuando o aparecimento de rugas. As aplicações de toxina botulínica são feitas na testa e na parte lateral dos olhos. Ela pode ser aplicada também no pescoço diminuindo as chamadas bandas do platisma.

 

Existem outros tratamentos que também podem ser utilizados a toxina botulínica, como a hiperidrose axilar (suor excessivo nas axilas), enxaqueca crônica, bruxismo, sorriso gengival, entre outros.

 

Indicação:

- Pacientes acima de 18 anos

- Rugas de expressão na face, na testa, entre as sobrancelhas (glabela) ou no canto dos olhos (pés de galinha)

- O ideal é fazer o uso do botox desde jovens pois assim evita que as rugas dinâmicas se tornem estáticas, logo previne o envelhecimento precoce.

 

Anestesia: É usada uma pomada anestésica.

 

Duração do procedimento:  30 minutos.

Resultado final:

O resultado da aplicação da toxina botulínica começa a aparecer em cerca de 2 a 3 dias. O resultado final pode ser visto em torno de uma a duas semanas. Após esse período, a paciente deverá retornar ao consultório do Dr. Bernardo Ramalho, para que seja feita uma nova avaliação. Algumas pacientes necessitarão de pequenas dosagens extras para a simetrização, a ser avaliada pelo dr Bernardo Ramalho e sem custos adicionais.

 

Pós-procedimento:

Pode ocorrer um leve inchaço no local, que somem após alguns minutos. Eventualmente, podem aparecer equimoses. Não há necessidade de repouso e o paciente pode retomar suas atividades imediatamente. As únicas recomendações são as de não massagear a área, não praticar atividades físicas e evitar dormir ou se deitar nas primeiras 4 horas. O paciente já pode retomar as atividades físicas e usar cremes na face em torno de 24 horas após o procedimento.

 

Duração dos resultados:

Os resultados costumam durar de 4 a 6 meses. Este tempo varia de um paciente para outro podendo ser mais longo. Para mantê-los, é preciso reaplicar o produto.

 

Como é feita a aplicação?

A aplicação de Botox no rosto é feita com seringas descartáveis com agulhas finíssimas (mais finas do que agulhas de insulina), em pontos pré-determinados, sendo praticamente indolor. Muitos médicos fazem a aplicação sem pomada anestésica. Apesar dos pacientes tolerarem a aplicação, o Dr. Bernardo Ramalho opta por

utilizar a pomada anestésica para maior conforto de seus pacientes.

 

Contra indicação:

Grávidas, lactantes (mães que estão amamentando), crianças ou pacientes com doenças neurológicas.